top of page

Vai ter selfie sim!

"Tirar e compartilhar uma #selfie quando você não faz parte da ideia de beleza da cultura dominante é um ato radical e empoderador de amor próprio. #feministselfie" - @mamasnark

 

Reduzir as selfies a apenas um pedido de ajuda, um grito por atenção ou um sintoma de auto estima baixa é ter uma visão rasa e acrítica do fenômeno. Elas podem ser sobre amor próprio sem a necessidade da aprovação de outros. Podem ser visibilidade para minorias sem representatividade. E podem muito bem ser pura vaidade, porque você está se sentindo linda hoje e o seu cabelo está incrível e o mundo precisa saber. A necessidade por validação não é uma exclusividade da geração Millenials e não surgiu junto com as selfies , é parte integral das relações humanas. 

 

Mulheres são encorajadas "se cuidar" para ter uma aparência atraente desde a infância, mas a nunca se mostrarem satisfeitas com o resultado. O que nos faz bonitas? Não sabermos que somos bonitas. Numa sociedade em que mulheres passam anos aprendendo a amar a si mesmas, ser bem sucedida é um motivo de orgulho, não de vergonha. Então, quer saber? Vai ter selfie sim. 

bottom of page